Orgulho da OG

 

Temos um carinho todo especial com todos os animais de nosso plantel, sejam eles machos ou fêmeas, da raça Gir ou Girolando, em idade adulta ou ainda bezerros. Mas é inevitável que alguns deles ocupem um lugar de destaque em nossa memória. Foram (ou ainda são) animais que se destacaram desde os seus primeiros dias de vida em nossas pastagens e depois ganharam o Brasil e o mundo brilhando em centros de alta genética, exposições agorpecuárias, torneios leiteiros e leilões de elite.

Nosso primeiro grande nome foi o Rincão. Ele, na verdade, não nasceu na Fazenda Santo Inácio, mas sim fora comprado ainda jovem, em 1961, do criatório do Sr. João Rezende. E logo que ele nos foi entregue já percebemos que ele tinha futuro. Tanto é que um ano depois ele foi exposto na IV Exposição Nacional do Gado Zebu (atual Expozebu), em Uberaba-MG, e foi premiado como o Campeão Júnior da raça Gir.

Nosso saudoso Rincão, logo após ter sido premiado na IV Expozebu, em 1962

Nosso Saudoso Rincão, logo após ter sido premiado na IV Expozebu, em 1962

 

Rincão cresceu e logo se tornou um belo touro e pai de grandes matrizes leiteiras na fazenda Santo Inácio, onde viveu quase toda a sua vida.

Além do Rincão, a OG fez fama com outro grande touro. Você provavelmente já ouviu falar do Caxi OG. Filho do Feitiço das Primaveras e de nossa Montanha OG 1/2, Caxi se tornou um belo touro Girolando 5/8 e deixou a Fazenda Santo Inácio ainda jovem para brilhar como reprodutor nos centros de alta genética para gado leiteiro.

Caxi OG 5/8: exemplo do boa genética da raça Girolando

Caxi OG 5/8: exemplo da boa genética da raça Girolando

 

Suas filhas têm se destacado na produção leiteira, apresentando médias muito superiores a 7000Kg nas primeiras lactações, e seu sêmem é valorizado pelos criadores da raça Girolando no Brasil e no exterior.

Mas o que a OG sabe fazer de melhor são matrizes leiteiras. E não podemos deixar de começar falando na grande Colônia Sansão OG, que foi o grande nome do 3º Leilão Boa Fé - Ma Shou Tao e Amigos, durante a Megaleite 2010 em Uberaba - MG, e hoje é considerada uma das melhores fêmeas da raça no Brasil.

Nossa filha de maior sucesso, a bela Colônia

Nossa filha de maior sucesso, a bela Colônia

 

Colônia é uma Girolando 1/4, filha do famoso C.A. Sansão (primeiro touro Gir a passar a marca de 500Kg de PTA em teste de progênie EMBRAPA/ABCGIL) e da Girafa OG. Seus destaques são a fertilidade e a produção leiteira. Para se ter uma idéia de sua excelência nestes quesitos, veja os dados abaixo:

  • Em sua primeira lactação produziu média de 6000Kg de leite e na segunda ultrapassou os 11000Kg em 354 dias
  • Em uma única aspiração folicular gerou 23 prenhes confirmadas

Outra jóia que carrega a marca OG em seu nome é a Tetéia OG. Sua lactação oficial é de 8180Kg e seus descendentes já conquistam títulos pelo Brasil. A Tetéia OG é mãe da Rainha OG, grande Campeã 3/4 da Expolact 2007 e da Bárbara DLS Pantanal, melhor Fêmea Jovem 3/4 da Expogrande 2010.

Ela é literalmente uma tetéia!

Ela é literalmente uma tetéia!

 

Podemos  citar ainda a Lenda Windstar OG (com  lactação medida de mais de 6800Kg), a Flora OG (recordista de produção vitalícia segundo a Girolando, com 88376Kg de leite em 13 lactações), a eterna Fortuna OG (lactação de 9026Kg), sua filha Fartura OG (campeã progênie de mãe na Nacional 2004) e a Copa Polo OG. São tantos os animais que nos enchem de orgulho e que fazem nossa dedicação em melhorar a raça valer a pena.

Copa Polo OG: sua produção de leite era impressionante